segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

18/02 - O que é bom habite seu pensamento!

  Mais uma noite abençoada, em comunhão com mulheres abençoadas! Nosso encontro da última quarta-feira, 18/02, foi mais uma vez um momento muito especial, onde conversamos sobre o tema trazido pela Bianca, a respeito de quais pensamentos devemos ocupar a nossa mente. Refletimos bastante sobre como nos comportamos mentalmente quando ocorrem as adversidades, que geralmente tendem a nos afastar das nossa certezas. E como somos vulneráveis a pensamentos tóxicos quando algo não sai como o planejado! Observando muitos textos bíblicos pudemos perceber que nossa mente e nosso coração devem sempre estar firmes na fé, devemos buscar mais a palavra do Senhor, para que ela habite constantemente nossos pensamentos, e assim não nos permita fraquejar quando as circunstâncias forem contrárias. Fica aqui um dos textos que mais correspondem ao que conversamos, que ele possa nos fortalecer quando for necessário!

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

3º Desafio - O Amor não é egoísta



"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar
Honras aos outros mais do que a si próprios". Romanos 12: 1 O

Vivemos em um mundo dominado pelo "ego". A cultura ao nosso redor nos ensina a priorizar nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Ao que parece, o objetivo e buscar o nível mais elevado possível de felicidade. Porem, o perigo desse pensamento se torna visivelmente doloroso, uma vez dentro do casamento.
Se algum dia existiu alguma palavra que significasse o contrario de amor, essa palavra seria egoísmo. Infelizmente, o egoísmo e algo arraigado em todos nos desde o nascimento. Você pode perceber isso no modo como as crianças se comportam e, geralmente, na maneira como os adultos se maltratam. Quase todas as ações pecaminosas já cometidas podem ser relacionadas a um motivo egoísta. O egoísmo e uma característica que odiamos nos outros mas que justificamos em nos
mesmos. Alem disso, você não pode apontar as várias formas de egoísmo do seu cônjuge sem admitir que você também é egoísta. Isso seria hipocrisia.
Por que será que esperamos tão pouco de nos mesmos, mas estabelecemos padrões tão elevados para o nosso cônjuge? A resposta e difícil de engolir. Somos todos egoístas. Quando um marido coloca os seus interesses, desejos e prioridades a frente de sua esposa é sinal de egoísmo. Quando uma esposa reclama constantemente sobre o tempo e a energia gastos em suprir as necessidades de seu marido, é sinal de egoísmo. Mas o amor "não busca os seus próprios interesses" (I Coríntios 13:5). Os casais apaixonados - aqueles que vivem o pleno propósito do casamento - são inclinados a cuidar bem do outro ser humano, falho,
que eles escolheram para compartilhar a vida. E por isso que o amor verdadeiro busca maneiras de dizer "sim". Um aspecto irônico do egoísmo e que mesmo as ações generosas podem ser egoístas se o objetivo for vangloriar-se ou receber alguma recompensa. Se você faz algo, ainda que bom, para manipular seu marido ou sua esposa, você ainda esta sendo egoísta. Na verdade, o ponto principal e a sua decisão entre amar os outros ou amar a si mesmo. O amor não se satisfaz senão na felicidade do outro. Você não pode agir com amor e ao mesmo tempo com egoísmo. Escolher amar o seu marido ou a sua esposa lhe levara a dizer "não" aos seus desejos, para que você diga "sim" a necessidade do outro. Isso e colocar a felicidade do seu (sua) companheiro (a) acima da sua própria vontade. Não significa que você nunca vai experimentar a felicidade, mas significa que você não negara a felicidade do seu cônjuge para vivê-la você mesmo. O amor também leva a uma alegria interior. Quando você prioriza o bem-estar do seu cônjuge, uma satisfação interior, que não pode ser adquirida através de ações egoístas, nasce dentro de você. Esse e um beneficiam criado por Deus e reservado para aqueles que Verdadeiramente demonstram amor. A verdade e, quando você renuncia aos seus interesses em beneficio do seu marido ou da sua esposa, você tem a chance de se sacrificar pelo propósito maior do casamento. Ninguém lhe conhece tão bem como o seu cônjuge. E isso significa que ninguém reconhecera tão rápido a mudança, quando você começar a sacrificar, deliberadamente, os seus desejos e vontades para se assegurar de que os desejos dele estão sendo satisfeitos. Se você acha difícil sacrificar seus próprios desejos para beneficiar seu cônjuge, então você tem um problema mais profundo com o egoísmo do que imagina.
Faça essas perguntas para você mesmo:
·Eu realmente desejo o que e melhor para o meu marido ou para a minha esposa?
·Eu quero que ele (a) sinta-se amado (a) por mim?
·Ele (a) acredita que eu tenho seus maiores interesses em mente?
·Ele (a) me vê buscando os meus interesses em primeiro lugar?
Goste ou não, você tem uma reputação aos olhos das pessoas que estão ao seu redor, especialmente aos olhos do seu cônjuge. Mas essa e uma reputação amorosa? Lembre-se, o (a) seu (sua) companheiro (a) também tem o desafio de amar uma pessoa egoísta. Então, seja o primeiro a demonstrar amor verdadeiro, com os seus olhos bem abertos. E quando tudo for dito e feito, ambos se sentirão mais satisfeitos.
"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considere os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3).

3º DESAFIO

AQUILO EM QUE VOCÊ COLOCAR SEU TEMPO, ENERGIA E DINHEIRO, SERÁ MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ. É DIFÍCIL SE IMPORTAR COM ALGO QUE VOCÊ NÃO ESTÁ INVESTINDO. ALÉM DE EVITAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS, COMPRE PARA O SEU CÔNJUGE ALGUMA COISA QUE DIGA: “EU ESTAVA PENSANDO EM VOCÊ HOJE”.

Volte aqui e informe assim que seu desafio estiver completo!

Reflexões em 2 Coríntios - Provados, mas generosos

2 Coríntios 8:2 - Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. 

A Igreja é uma comunidade de fiéis que está experimentando os benefícios da graça de Deus. Por onde o evangelho é anunciado, Deus tem manifestado salvação, tem doado os dons preciosos do Espírito e tem movido o coração dos crentes a se doarem totalmente ao seu Senhor. As provações que esses cristãos enfrentam são como um combustível espiritual que lhes inspira a uma maior consagração.

Foi exatamente isso que Paulo observou nas igrejas da província da Macedônia. Embora estivessem enfrentando duras provações, eles se mostraram muito generosos com os seus irmãos da Judéia. A dificuldade, que poderia inibir o amor, o fortaleceu. Quando uma comunidade está participando das bençãos do evangelho, nada interrompe a sua dedicação e generosidade. Quando a graça está revelada ao coração de um povo, esse povo doa mais que dinheiro, ele doa a própria vida em favor dos propósitos celestiais. Um Deus generoso só pode gerar filhos generosos!

Devocional escrita por: Pastor Sérgio Fernandes
 
Monalisa Vaz

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

2º Desafio - O Amor é bondoso

"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo" Ef 4:32



    A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar um circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa. Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos outros atributos que discutiremos. 

O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom as pessoas desejam ficar ao seu redor. Elas veem você como sendo bom com elas e para elas.

    A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço e escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" Pv 3:3-4. Pessoas bondosas acham favor onde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais:



Gentileza: quando você é movido pela bondade, você é cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Você é sensível, tenro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a censura ou provocação soe o mais leve possível. Você fala a verdade em amor.



Prestabilidade: ser bom significa que você supre as necessidades do momento. Se são os afazeres domésticos, você se ocupa com eles. Um ouvido? Você dá o seu. A bondade agracia a esposa com a habilidade de servir o marido sem se preocupar com seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser aquele que fará de tudo para suprir essas necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.



Boa vontade: a bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera, é flexível. Em lugar de reclamar ou de dar desculpas, você busca razões para se comprometer e ajudar. Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas à sua maneira.



Iniciativa: a bondade passa à frente e dá o primeiro passo. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forçada a sair do sofá. O marido ou a esposa gentil será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele(a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Quando agimos segundo a bondade, vemos a necessidade e então tomamos a atitude primeiro.


    Jesus descreveu de forma criativa a bondade do amor na parábola do Bom Samaritano. Um homem judeu, atacado por assaltantes foi deixado quase morto em uma estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado, decidindo não parar. Muito ocupados. Muito importantes. Apreciadores de mãos limpas. Mas um homem comum, de outra etnia – os odiados samaritanos, cujo ódio pelos judeus era cruel e mútuo – vê o homem em sua necessidade e é movido de compaixão. Atravessando todos os limites culturais e arriscando se expor ao ridículo, ele parou para ajudar o homem. Enfaixando-lhe as feridas e colocando-o sobre o seu próprio animal, ele o carrega até uma hospedaria e paga todas as despesas médicas do seu próprio bolso.

    Onde anos de racismo causaram rixa e divisão, um ato de bondade aproximou dois inimigos. Gentilmente, prestativamente, de boa vontade. Tomando a iniciativa, esse samaritano demonstrou a bondade verdadeira de todas as maneiras possíveis.

    Não foi a bondade uma das principais coisas que uniram você e seu cônjuge em primeiro lugar? Quando se casou você não esperava curtir a bondade dele para o resto da vida? O seu cônjuge não esperava o mesmo de você? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.

    A Bíblia descreve uma mulher cujo marido e filhos a abençoam e honram. Entre todos os seus atributos se destacam estes: “Fala com sabedoria e ensina com amor” Pv 31:26. E você? Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria à luz da bondade? Você é áspero? Você é gentil e prestativo? Você espera que lhe peçam alguma coisa ou você toma a iniciativa de ajudar? Não espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para que você pratique a bondade.

É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação. Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade.


2º DESAFIO

ALÉM DE MAIS UMA VEZ, NÃO DIZER PALAVRAS NEGATIVAS AO SEU CÔNJUGE, DEMONSTRE BONDADE COM, NO MÍNIMO, UM GESTO INESPERADO.

1º Desafio - O Amor é paciente

"Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor" - Ef 4:2

O amor funciona. É o motivador mais poderoso e tem uma profundidade e um significado bem maiores do que a maioria das pessoas pensa. o amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas. nascemos com uma sede perpétua de amor. Nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio. O amor muda a nossa motivação de vida. os relacionamentos se tornam significativos com ele. nenhum casamento é bem sucedido sem amor.
   O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que ele é. Esses pilares são a paciência e a bondade. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com a paciência. 
    Quando você decide ser uma pessoa paciente, você responde de maneira positiva a uma situação negativa. Você é tardio em irar-se. Ao invés de ser impaciente e exigente, o amor lhe ajuda a aclamar-se e a transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior. 
    Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva, insensatez e de maneiras lamentáveis. A ironia da raiva em uma ação errada está em gerar novos erros por si só. A raiva quase nunca torna as coisas melhores. Na verdade ela geralmente cria mais problemas. Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência, mais do que moderar a língua, mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno pela casa. ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal.
    Se seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você  está espalhando veneno ao invés de remédio.
     A paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda a situação antes de julgar. A Bíblia diz: "O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" Pv 14:29.
     A paciência lhe ajuda a dar ao seu cônjuge o direito de ser humano. A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele(a) precisa para corrigí-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu relacionamento, ao invés de lhe esgotar com pressões. 
     Poucos de nós praticam a paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas o homem e a mulher sábios verão a paciência como um ingrediente essencial no casamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar amor verdadeiro. 

1º DESAFIO

A PRIMEIRA PARTE DO DESAFIO DE HOJE É BASTANTE SIMPLES. APESAR DO AMOR SE COMUNICAR DE VÁRIAS FORMAS, AS PALAVRA, NA MAIORIA DAS VEZES, REFLETEM O ESTADO DO NOSSO CORAÇÃO. PARA OS PRÓXIMOS DIAS DECIDA DEMONSTRAR PACIÊNCIA E DE MODO ALGUM DIGA ALGO NEGATIVO PARA O SEU CÔNJUGE. SE A TENTAÇÃO SURGIR, NÃO DIGA NADA. É MELHOR SEGURAR A LÍNGUA DO QUE DIZER ALGO DE QUE POSSA SE ARREPENDER DEPOIS.

Volte aqui e informe assim que seu desafio estiver completo!


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O Desafio de Amar

Olá meninas! 
Nosso desafio de melhorar nossos relacionamentos está começando! Seguiremos as lições que o livro "O Desafio de Amar" propõe. Estas lições são destinadas principalmente a casamentos, mas trazem em si aprendizados que podem nos auxiliar em muitos outros relacionamentos, portanto servirá para as casadas e para as solteiras também! Proponho que quem assumir esse compromisso esforce-se ao máximo para cumprir os desafios, para experimentarmos o quanto nossas mudanças podem melhorar nosso dia-a-dia. Os desafios serão sempre postados às segundas e sextas. Quem quiser pode comentar na postagem e informar quando concluir o desafio, assim vamos nos fortalecendo, vendo umas às outras como aliadas nessa missão!!!

11/02/2015 - Perdão

Em nosso encontro realizado na última quarta-feira, dia 11/02, tivemos a oportunidade de conversar e refletir mais uma vez sobre Perdão. O texto trazido para a conversa pela Jéssica nos conduziu a momentos especiais de meditação sobre como devemos perdoar àqueles que nos ofendem e, principalmente de que maneira devemos conduzir a atitude de perdoar. Segue o texto utilizado:

Perdoar é lembrar sem sentir dor
    A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra. Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus, em Cristo, nos perdoou. O que significa perdoar e não mais se lembrar? Significa, porventura, amnésia? Absolutamente não! Deus não tem amnésia. Deus sabe tudo e jamais fato algum é apagado da sua memória. Mas, então, o que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa e esquece? Significa que Deus nunca mais cobra outra vez aquilo que ele perdoou. Deus nunca mais lança em nosso rosto aquilo que confessamos e abandonamos. Assim, também, quando a Bíblia diz que devemos perdoar como Deus e esquecer, não significa que os fatos que nos machucaram serão apagados da nossa memória. Isso é impossível e nem mesmo depende de nós. As coisas vêm à nossa memória querendo nós ou não. Perdoar e esquecer significa lembrar sem sentir dor; significa nunca mais cobrar da pessoa. O perdão é uma necessidade fundamental da vida. É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão.   
    Quem não perdoa não pode orar. Quem não perdoa não pode trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa não pode ser perdoado. Quem não perdoa adoece fisicamente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos e flageladores da consciência. O perdão é até mesmo uma questão de bom senso.  
    Quando guardamos mágoa de alguém, acabamos nos tornando prisioneiros dessa pessoa. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se vamos sair de férias, essa pessoa pega carona conosco. Perdoar é a única maneira de quebrar essas correntes e ficarmos
    O perdão deve ser ilimitado. Jesus nos ensina a perdoar até setenta vezes sete. Essa cifra não é literal. Ela aponta setenta vezes o número sete, o número da perfeição. O perdão é ilimitado, pois é dessa forma que Deus nos perdoa.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os deveres sociais

Hebreus 13  1-6

1) Seja constante o amor fraternal;
2) Não vos esqueçais da hospitalidade, pois por ela, alguns, sem o saberem hospedam anjos;
3) Lembrai-vos dos presos, como se estivessem presos com eles, e dos maltratados como sendo-o vós mesmos também no corpo;
4) Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula, pois aos devassos e adúlteros Deus julgará;
5) Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando com o que tendes; porque Ele mesmo disse: Não te deixarei e     nem te desamparareis;
6) De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?

    A maior alegria é saber que o Senhor caminha conosco. Ouçam a palavra de Deus. Peçam ao Espírito Santo que toquem seus corações com Seu poder. Que preencha os vazios contidos nele. 
   Seja o que for, em que estiverem vivendo no momento, persevere no Senhor, pois não foi ele mesmo quem disse: Eu sou contigo? Porque não ouvir e acreditar pessoas de pouca fé?
   Acolham seus irmãos. Fazer isto com quem a gente ama é fácil. Faça ao contrário hoje. Se a pessoa for difícil, tipo, não bate mesmo com você, e daí? Faça você a diferença. Poderá não ver mudança de imediato, mas pode acreditar, a pessoa em questão percebeu isto.
   Se você  é casado (a), honre este casamento. Ele foi estipulado por Deus. Mantenha se firme em sua conduta. Ore a Deus nos momentos de fraqueza. Sejam transparentes, partilhem e dialoguem. Para nós mulheres, nossa irmã amiga Regiane escreveu muito bem sobre nossa conduta e entendimento com relação ao casamento. Leiam com atenção.
   Deus constrói a sua história com a gente mesmo sem merecermos. Perseverar é uma decisão em amar. 
   O segredo, o mistério e a recompensa vêm com dedicação, o não desanimar.    Vem também com o perdão. Toda vez que fazemos isto, Deus entra em nossos corações e o inunda com alegria e bem estar. E isto traz saúde para nossas vidas meninas. 
    
   Pensem nisto! 
 
Monalisa Vaz

Os efeitos da graça

2 Coríntios 8:1 -  Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da macedônia;

    O cristianismo é uma fé que impacta positivamente todas as áreas da vida humana. Em todos os lugares onde a graça de Deus se manifesta, a sociedade observa mudanças substanciais. No começo do capítulo 08, Paulo introduzirá a questão das contribuições, e mostrará que a generosidade daqueles irmãos da província da Macedônia era resultado da obra que a graça estava fazendo.
    Eu observo que a graça não me tornou uma pessoa perfeita, mas com certeza, ela mudou radicalmente aquilo que eu sou. Quando Deus toca em uma pessoa, chamando-a para salvação, Ele inicia uma obra que prosseguirá por toda a vida (Fp 1.6). Por isso, a Igreja deve manifestar, pelo efeito da graça, a nova criação de Deus, revelando ao mundo a vontade de Deus e os valores do reino vindouro. A graça que fez algo poderoso na história da humanidade está fazendo algo poderoso em você também.

Devocional escrita por: Pastor Sérgio Fernandes

Monalisa Vaz

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Mulher precisa de homem? - parte 2

  Sugiro que este texto seja lido somente após a leitura da parte um, pois farão mais sentido os pensamentos aqui expostos!!!

    Ok, vamos lá! Gostaria de pensar um pouco sobre a mulher descrita em Provérbios 31:10-31. Com certeza você conhece o texto, mas vá lá, pegue sua Bíblia, leia-o novamente (eu espero!). Leu? Então me diz: essa mulher lhe parece uma mulher infeliz, ou que se sente inferior ao seu marido? É possível perceber que ela anda amargurada da vida que leva, que não tem vez alguma na família? Notou algo que permita concluir que ela é tratada como um ser menos digno que os outros? Pois bem, eu também não encontrei nada disso! Pelo contrário, o texto nos descreve um exemplo de mulher que é chamada, primeiramente, de virtuosa, e segue tecendo elogios sobre estas virtudes. Uma mulher atarefada, não acha? Bem como eu e você nos dias de hoje, mas que soube encontrar a fórmula para ser um modelo de esposa. Se pensarmos na ideia que o mundo faz de submissão da mulher ao marido, a mulher de Provérbios 31 jamais seria considerada submissa. Essa palavra denota subjugação, subordinação, dominação. Como se a mulher fosse realmente menos digna que o homem dentro da família que constituem. E o que temos percebido é que cada vez mais mulheres cristãs estão aceitando a ideia de submissão do mundo e contrariando a Palavra, tornando-se rebeldes contra seus maridos e trazendo discórdia para dentro do lar. A submissão que Paulo ordena às mulheres em Efésios 5:22 diz respeito a uma aceitação da esposa em deixar-se ser cuidada e liderada por seu marido, respeitando-o como "cabeça". Muitos brincam que se o homem é a cabeça a mulher deve ser o pescoço! Não exatamente assim, mas a mulher sábia sabe como auxiliar seu marido nesta liderança. Biologicamente os cérebros de homens e mulheres não são iguais, guardamos habilidades diferentes e isto se reflete na nossa maneira de agir o tempo todo. Quer ver como isso funciona: peça a um homem para fazer três coisas ao mesmo tempo, por exemplo: preparar um café, escrever uma lista de compras e ligar a máquina de lavar. Não se assuste se houver pó de café no lugar de sabão em pó, ou se o papel da sua lista estiver sendo usado para filtrar o café! O que quero dizer é que se o homem não lidera a mulher vai liderar, e fará isso muito bem, por que somos capazes! Mas não é assim que deve ser, esse papel não nos foi dado. A nós foi confiada a nobre missão de auxiliar, de suprir o que falta no homem, de ser o cérebro que planeja mil coisas ao mesmo tempo e trabalha para o bem dos dois e da família. De acordo com a Bíblia de Estudo de Genebra a palavra no original e traduzida em "auxiliadora" geralmente é utilizada para Deus também. Pensa só, somos auxiliadoras assim como Deus é! 
    O meu desejo é que estes textos bíblicos estejam constantemente nos nossos corações, para que sejam lembrados diariamente, e que não nos permitam desviar do plano de Deus para nós. Que saibamos ser auxiliadoras e não concorrentes dos nossos maridos. Que o Senhor nos capacite com sabedoria para desempenharmos o nosso papel na família! Que desfrutemos da boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós!
    Para descontrair, vejam que gracinha de poema:

Poema da Criação - Sidney Moraes
 
Existem certas pessoas carente de entendimento,
Que acham que não foi Deus que Criou o Casamento,
A principio lhes parece que não foi conveniente,
Unir dois seres avessos, de fato, bem diferentes,
Mas nós que somos cristãos e temos boa memória,
Sabemos muito bem como surgiu essa história,
Adão andava ocupado trabalhando com capricho,
Se esforçando o dia inteiro, pensando em nome de bicho,
Era tigre, porco, tatu, macaco, alce, leão,
Adão andava inspirado, e foi mesmo abençoado, com tanta Imaginação,
Mas é possível que o sujeito também tenha reparado,
Que todo animal macho tinha uma fêmea do seu lado,
E Deus por demais atento, sondando-lhe  o coração,
Decidiu que era preciso dar um fim a solidão, e disse-lhe:
- Adão filho querido não quero te ver tão só;
Far-lhe- ei por companheira uma joia de primeira, da costela e não do pó.
E pondo Deus em ação aquilo que pretendia,
Nocauteou nosso Adão dando inicio a cirurgia,
E Deus cortou-lhe o osso pondo carne no lugar,
E assim fez a princesa, esperando ele acordar,
Quando o varão despertou daquele sono pesado,
O corte da cirurgia já tinha cicatrizado,
E Deus trouxe a varoa e a entregou à Adão,
E ouviu um brado de Glória e a seguinte exclamação,
- Ela é carne da minha carne, Ela osso do meu osso,
E Adão foi pra galera e fez aquele alvoroço,
E a partir daquele dia o homem bem mais ocupado,
Deixou pra trás muitos bichos sem o nome catalogado,
E até hoje rola um papo, bem machista e corriqueiro,
De que o homem é mais importante, porque foi feito primeiro,
Algumas mulheres se irritam e afirmam de arma em punho,
Que a vinda da obra prima vem sempre após o rascunho,
Mas há homens que falam e mesmo quem acredite
Que Deus fez Adão primeiro para Eva não dar palpite,
Mas isso é irrelevante pro sucesso da vida a dois,
Pra ser feliz não importa quem veio antes ou depois,
Porque Deus fez tudo perfeito discorde quem quiser,
Mas o melhor da mulher é homem,
E o melhor do homem é a mulher.

Um grande abraço!

Regiane Paiva

Os justos e os ímpios

Salmos 1:1-6

O Senhor protege a caminhada dos justos, mas a caminhada dos maus Ele leva à perdição.

Bem aventurado (a) você amigo (a) que não dá ouvidos aos maus conselhos, mas que vive para fazer o bem ao seu semelhante.

  A fé, muita das vezes, não nos impede de enfrentarmos momentos difíceis, mas nos capacita, nos orienta e traz compreensão para passarmos por eles obtendo aprendizado e também chegando à melhor solução. Acreditar não significa estarmos isentos (as) de tais momentos. Significa que vocês, sendo a imagem e semelhança Dele e por Ele, são capazes de lidar com toda e qualquer tribulação, sujeitando-se à este mundo com a força que vem do Pai, Filho e Espírito Santo. Recorram a Eles, único meio de encontrar alívio para suas mentes.
  Meninas de Jesus, não se misturem às más companhias. Elas nos levam a perdição. Existem pessoas que vivem para zombar de nós. Têm prazer em nos ver tropeçar e cair. Sou testemunha viva disto. Quando a gente se encontra no meio do erro, ficamos completamente sozinhas. Gera um grande vazio na alma. Isso traz revolta e complexo de inferioridade perante as pessoas. Descontrole total. Ai vem no pensamento: Deus não nos deu a vida para ver o tempo passar, observando as coisas caminharem ao fracasso, mas a deu para que vivessemos e vivessemos com abundância. Com tribulações, claro, mas também com alegria, amor. Se isto acontece contigo, ore, proste-se diante Dele com toda força que vem de dentro do seu coração e alma. Com Deus tudo tem jeito. Persista, corra atrás do prejuízo. Viva o seu presente. O passado não interessa mais, ainda mais se ele foi vivido longe da palavra do Senhor. Frizo, afastem-se das más companhias, todavia, orem por elas.

Para se ter uma vida saudável:
1) Tenham alegria em caminhar com Jesus;
2) Conte com Ele, entregue se a Ele;
3) Orem, estejam em sintonia com quem nos inspira, nos impulsiona ao bem;
4) Não se ajuntem aos zombadores;
5) Agradeçam a Deus por suas vidas, qualquer que sejam as situações.

  Verão que no tempo certo as coisas se ajeitarão. Deus cuida dos seus, mas você precisa querer ser cuidado (a). O êxito e a prosperidade são consequências das suas atitudes do presente. Deus nos sustentará com seu amor incondicional. Tenha fé em vocês mesmas.

Um bom dia a todos (as), fiquem na graça de nosso Amado Pai.

Monalisa Vaz