terça-feira, 24 de março de 2015

21/03 - Hulda, a profetisa

          Nosso encontro último aconteceu no último sábado, dia 21/03, na Igreja do Planalto. Com a mensagem trazida pela Kátia, refletimos a respeito de Hulda, a profetisa descrita no texto de 2 Reis 22:3-20. A passagem bíblica descreve o momento em que o rei Josias lê o livro da lei, que até então era desconhecido dele, pois estava soterrado debaixo dos escombros do templo, que havia sido destruído. Ao ler a lei o rei se desespera por perceber que o povo havia se desviado completamente dos preceitos do Senhor, e pede que seus auxiliares vão até a profetisa Hulda, para que esta lhes diga o que fazer. 
        As atitudes de Hulda demonstram comportamentos para os quais devemos atentar, e servem de exemplo para todas nós. Hulda era uma mulher comum, como qualquer uma de nós, mas que foi procurada pelo rei Josias por conhecer a lei de Deus, ou seja, ela era publicamente reconhecida como uma serva do Senhor, o temor dela pelo Senhor era conhecido. Sua conduta demonstrava uma relação de comunhão com o Senhor, e essa comunhão era fruto do conhecimento da lei e das tradições do seus povo. Ao orientar os homens do rei sobre o que deveria ser feito, Hulda demonstra que era não somente conhecedora da lei de Deus, mas também praticante dela, o que a permitiu conhecer quais eram as ordens de Deus para que o rei Josias cumprisse, ela falava sobre o que era a vontade de Deus, e não sobre a sua vontade.
       Devemos guardar estas três características de Hulda: temor de Deus; comunhão com Deus; pratica da Palavra. Elas podem ser aplicadas no nosso dia-a-dia e por meio delas podemos desempenhar os diferentes papéis para os quais somos chamadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário